Este blog é direcionado ao jovens e adolescentes da Educação de Jovens e Adultos e tem como objetivo Informar sobre diversos assuntos da atualidade, que são discutidos em sala de aula na disciplina Trabalho e Cidadania.
quinta-feira, 28 de junho de 2012
VOCÊ SABIA ?
Com uma taxa de até 51,7 homicidios para cada 100 mil, o Brasil é o 3º país com mais assassinatos de jovens no mundo, atrás apenas de Colombia e Venezuela. a conclusão consta do estudo Mapa da Violência 2010 - anatomia dos Homicidios no Brasil, divulgado pelo Instituto Sangari.
Segundo relatório da Rede de Informação Tecnologica Latino-Americana, no Brasil morrem por dia, 54 jovens, vitimas de homicidio. Um estudo inédito divulgado pela Secretaria Especial de direitos Humanos estima que 33.504 adolescentes e jovens brasileiros serão assassinados em um período de sete anos, que vai de 2006 até 2013.
FONTE: REVISTA MUNDO JOVEM -MARÇO/2011
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Dario Meira: Criança de sete anos sofre overdose provocada pelo crack:
Uma criança de apenas 07 anos de idade, moradora do Distrito de Ponto Novo – Dário Meira-, deu entrada na noite de quarta-feira (23/05) no Hospital Geral de Ipiaú em estado grave. De acordo com o médico plantonista da Unidade Hospitalar, o menor foi vítima de uma overdose causada pelo consumo de crack. Ainda de acordo com informações do médico a criança tinha sinais de abuso sexual. Segundo a mãe do menor, ele começou a usar entorpecente há cerca de um ano atrás. O garoto foi transferido para o Hospital de Base em Itabuna. O caso será investigado pela polícia.
Tipos de drogas
Quanto ao tipo de efeito no sistema nervoso podem ser classificadas como:
- Depressora (psicodislépticas)- diminuem a atividade do sistema nervoso atuando em receptores (neurotransmissores) específicos. Exemplos: álcool, barbitúricos, diluentes, quetamina, cloreto de etila ou lança perfume, clorofórmio, ópio, morfina, heroína, e inalantes em geral (cola de sapateiro, etc).
- Psicodistropticas ou psicodislépticas (drogas perturbadoras/modificadoras) – têm por característica principal a despersonalização ou modificação da percepção (daí o termo alucinógeno para sua designação) em maior ou menor grau. Exemplos cogumelos, LSD, maconha, MDMA ou ecstasy e o DMT.
- Psicolépticas ou estimulantes - produzem aumento da atividade pulmonar (ação adrenérgica), diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos: cocaína, crack, cafeína, teobromina (presentes em chocolates), GHB, metanfetamina, anfetaminas (bolinha, arrebite) etc.
Quanto à forma de produção classificam-se como:
DROGA
Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais - a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC ou tetrahidrocanabinol (da Cannabis). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento.
No Brasil, a legislação define como droga "as substâncias ou produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União" segundo o parágrafo único do art. 1.º da Lei n.º 11.343, de 23 de agosto de 2006 (Lei de Drogas).[3] Isto significa dizer que as normas penais que tratam do usuário, do dependente e do traficante são consideradas normas penais em branco. Atualmente, no país, são consideradas drogas todos os produtos e substâncias listados na Portaria n.º SVS/MS 344/98 do Ministério da Saúde. [4]
Assinar:
Postagens (Atom)